A UFRJ dispõe de uma condição privilegiada, compartilhada por poucas instituições de ensino superior no Brasil, no que se refere à abrangência e qualidade de linhas de pesquisa em Nanociência e Nanotecnologia. Hoje, realiza-se pesquisa básica e aplicada em Nanociência e Nanotecnologia em diversas unidades da UFRJ. Desta forma, surgiu a proposta, pioneira no Brasil, de um curso de graduação em Nanotecnologia.
O curso de graduação em Nanotecnologia é um curso de nível superior com 4 anos de duração, proposto por iniciativa de quatro unidades da UFRJ: Instituto de Física (IF), Escola Politécnica (Poli), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA). O curso será oferecido a partir de 2010, inicialmente com 30 alunos no Fundão e 20 alunos no campus de Xerém da UFRJ.
A finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em 3 opções de Ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia. Tal perfil de profissional será extremamente atraente para as empresas que atuam na área de Nanotecnologia, nas suas diversas vertentes. Além disso, o conhecimento adquirido será suficientemente profundo para que o estudante possa, se assim desejar, ingressar em uma dessas três grandes áreas de pós-graduação e pesquisa da Nanociência e Nanotecnologia: Física, Materiais e Bionanotecnologia.